Integrantes

Home/Integrantes

Alan Tygel

Página pessoal: http://cirandas.net/alantygel

É engenheiro de computação e comunicador popular. Além do trabalho na Cooperativa EITA, é doutor em Informática na UFRJ, onde trabalhou com processos participativos de desenvolvimento de sistemas e a temática dos dados abertos ligados na perspectiva de uma democracia mais participativa e transparente. Alan também é colabora com o núcleo de Solidariedade Técnica – SOLTEC/UFRJ.

Eterno faminto e apaixonado por comida, Alan levou seu interesse pela boa mesa para a esfera da militância política e se deparou com a séria questão dos agrotóxicos. Hoje integra a coordenação nacional da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

No campo da comunicação, Alan colabora com o jornal Brasil de Fato. Atualmente, reside em Caldas-MG.

André Luís

Página pessoal: http://cirandas.net/andrelsm

É engenheiro de computação pela Unicamp. Programa desde os 12 anos e já passou por diversos ambientes em projetos grandes ou pequenos, desafiadores ou triviais, importantes ou absolutamente inúteis. Sempre conhecendo gente muito boa, de quem recebeu muita força, mas sem ter a alegria de ver essa gente se reunir profissionalmente em torno dos seus verdadeiros ideais, apenas seguiu na caminhada, “amigo do caminho, filho do luar”, trazendo no fundo do coração guardado o sonho da liberdade na cooperação. Até ser acolhido pela EITA para reaprender a fazer software, a partir dos fundamentos da liberdade de conhecimento e do verdadeiro respeito às pessoas que vêm buscar na tecnologia ferramentas para melhorar seus processos de trabalho, sua capacidade de articulação, suas trocas, suas lutas, sua vida.

Bernardo Amaral Vaz

Enfermeiro de formação e designer de coração, Bernardo é responsável pelo cuidado visual nos trabalho da EITA, e reside em Recife-PE.

Daniel Tygel

Página pessoal: http://cirandas.net/dtygel

Mestre em física teórica pela Unicamp, enveredou pelos caminhos dos movimentos de extensão comunitária na universidade e então na educação ambiental, em que atuou junto a professoras/es da rede pública de Caldas, no sul de Minas Gerais, até se envolver com o movimento de Economia Solidária através da Rede Brasileira de Socioeconomia Solidária e atuar por sete anos (2005-2011) como secretário executivo do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (www.fbes.org.br). Além de ter uma compreensão e conhecimento aprofundados a respeito do movimento nacional e internacional de Economia Solidária, atua no desenvolvimento de soluções em tecnologias da informação voltadas a movimentos sociais, como mapas e protocolos de comunicação no Brasil e no exterior. Foi gerente operativo da RIPESS (Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social Solidária – http://ripess.org). Em Caldas, faz parte da Associação Oportunidade de apoio a iniciativas emancipatórias (http://cirandas.net/oportunidadecaldas), e do Fórum Caldense de Participação e Cidadania.

Pedro Jatobá

Página pessoal: http://www.iteia.org.br/jatoba

Mestrando em Gestão Social e Desenvolvimento de Territórios pela Escola de Administração da UFBA, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Diretor de ações culturais do Instituto Intercidadania e Coordenador de Formação e Articulação do Pontão de Cultura Digital iTEIA. Em 2009 foi bolsista do CNPq na ação Cultura Digital do Ministério da Cultura. Recebeu em 2010 o prêmio Tuxáua – Cultura Viva pelo fomento da tecnologia social da Produtora Cultural Colaborativa na rede nacional de Pontos de Cultura. Desde 2010 integra a Produtora Colabor@tiva.PE em Recife.

Rosana Kirsch

Página pessoal: http://cirandas.net/rosanak

Graduada em Ciências Sociais – Licenciatura na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília. Trabalhou como educadora em escolas públicas e em processos formativos e assessoria técnica na economia solidária. Foi coordenadora do Centro Nacional de Formação da Economia Solidária – CFES e secretária executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Em São Leopoldo /RS, integra o Grupo Araçá de Consumo Responsável.

Vinicius Brand

Página pessoal: http://cirandas.net/viniciuscb

Vinicius Brand tem graduação e mestrado em informática pela UFPR. Atua na área de sistemas desde 1999, no desenvolvimento tanto de softwares livres como e sistemas empresariais sob medida. Vinicius tem histórico de atuação no movimento cicloativista em Curitiba, é professor de yoga e meditação, e reside atualmente em Caldas-MG.