Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

EITA Empreendimento de Economia Solidária

Tela cheia Sugerir um artigo

Blog da EITA

25 de Novembro de 2013, 11:44 , por Alan Freihof Tygel - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Plataforma virtual localiza feiras orgânicas mais próximas do consumidor

18 de Outubro de 2017, 10:37, por Rosana Kirsch - 0sem comentários ainda

Mapa desenvolvido pelo Idec ajuda quem está à procura de alimento saudável com preço acessível; pontos são identificados a partir de geolocalização

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumir (Idec) aprimorou seu portal e o aplicativo Mapa de Feiras Orgânicas para ajudar quem está em busca de alimento saudável com preço acessível. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é um dos parceiros do instituto na iniciativa. 

O lançamento da nova versão do site ocorreu na tarde desta quarta-feira (13/09/17), na tenda Alimentação Saudável do X Congresso Brasileiro de Agroecologia. O evento segue até sexta-feira (15), em Brasília.

São quase 650 pontos de comercialização de orgânicos e agroecológicos cadastrados em todo o País. O novo site oferece melhores escolhas alimentares e encurta o caminho entre o agricultor familiar e o consumidor.

Todos os pontos espalhados pelo Brasil são identificados com a ajuda da geolocalização no site, que é colaborativo. É possível, ainda, traçar rotas para chegar ao local escolhido.

O encontro

A tenda Alimentação Saudável é organizada pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), coordenada pelo MDS. No espaço, são promovidos painéis, oficinas e rodas de conversa.

Para acessar o mapa, clique aqui

Link da matéria: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2017/09/plataforma-virtual-localiza-feiras-organicas-mais-proximas-do-consumidor



Grande São Paulo tem mais de 50 feiras com produtos orgânicos

18 de Outubro de 2017, 10:35, por Rosana Kirsch - 0sem comentários ainda

Aplicativo colaborativo do Idec mapeia estabelecimentos em todo Brasil

por Redação Paladar

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lançou versão atualizada e turbinada de seu aplicativo que mapeia lojas de produtos orgânicos em todo Brasil. O app, que foi lançado originalmente em 2012, ganhou novas funcionalidades como filtros de região, estado e município, além do localizador de estabelecimentos próximos. 

Também foram criadas outras duas funcionalidades: um caderno de receitas e uma biblioteca com temáticas de agroecologia, produção orgânica e alimentação saudável. Em São Paulo, e no resto do Brasil, é possível encontrar dezenas de espaços divididos em três categorias: Feiras Orgânicas ou Agroecológicas, Grupos de Consumo Responsável e Comércios Parceiros de Orgânicos.

Por ser colaborativa, a iniciativa permite que qualquer usuário acrescente um posto de venda no sistema. O aplicativo é compatível com Apple Store e Google Play, mas também pode ser acessado no computador pelo site feirasorganicas.org.br. 

 

Link da matéria: http://paladar.estadao.com.br/noticias/comida,grande-sao-paulo-tem-mais-de-50-feiras-com-produtos-organicos,70001996875



Plataforma do Idec localiza as feiras orgânicas mais próximas da sua casa

18 de Outubro de 2017, 10:21, por Rosana Kirsch - 0sem comentários ainda

Site já cadastrou quase 650 pontos de comercialização de orgânicos e agroecológicos em todo o país

 

  Mds

Fotos: Rafael Zart/MDS

Brasília – Você sabe encontrar a feira orgânica mais próxima da sua casa? Para ajudar as pessoas que estão em busca de um alimento saudável com um preço mais acessível , o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumir (Idec) aprimorou o site e o aplicativo Mapa de Feiras Orgânicas. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é um dos parceiros do instituto na iniciativa. 

O lançamento da nova versão do site ocorreu na tarde desta quarta-feira (13) na tenda Alimentação Saudável. O espaço, organizado pelo MDS e parceiros, integra a programação do X Congresso Brasileiro de Agroecologia, que vai até sexta-feira (15) na capital federal.

O novo site oferece melhores escolhas alimentares e encurta o caminho entre o agricultor familiar e o consumidor. São quase 650 pontos de comercialização de orgânicos e agroecológicos cadastrados em todo o país. Todos são identificados com a ajuda da geolocalização. É possível, por exemplo, traçar rotas para chegar ao local escolhido.

“O site  ficou melhor para quem acessa do celular ou do tablet. A gente também ampliou os conteúdos. Agora temos uma aba com receitas de produtos das feiras orgânicas e também conteúdo como cartilhas, documentos e legislações sobre produtos orgânicos e alimentação saudável na nossa aba de biblioteca”, explicou a pesquisadora em alimentos do Idec, Mariana Garcia. 

A pesquisadora destaca que o site é colaborativo – quanto mais as pessoas participarem melhor e mais abrangência terá a ferramenta.

 A zootecnista Cellyneude Fernandes, 36 anos, ainda não conhecia o Mapa de Feiras Orgânicas. Ela está participando das atividades na tenda Alimentação Saudável para ajudar o filho Pedro, de 7 anos, nos trabalhos da feira de ciências da escola dele. Para Cellyneude, o aplicativo é uma ótima ideia para quem está  buscando uma alimentação mais saudável e de qualidade.

“Chegando aqui vi o quanto a gente precisa avançar na questão da alimentação saudável. Na oficina, a gente teve a possibilidade de conhecer o funcionamento do site e ver que podemos colaborar. A gente tem muita receita para compartilhar”.

Acessado em: http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2017/setembro/plataforma-do-idec-localiza-as-feiras-organicas-mais-proximas-da-sua-casa

 



Plataforma colaborativa permite encontrar as feiras orgânicas do Brasil

16 de Outubro de 2017, 10:50, por Rosana Kirsch - 0sem comentários ainda

 Globo

Mapa criado pelo Idec busca estimular a alimentação saudável e o consumo de produtos orgânicos e agroecológicos

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou, em Brasília, uma nova versão do Mapa de Feiras Orgânicas, durante 10º Congresso Brasileiro de Agroecologia, no dia 12/09/17. Criada em 2012, a plataforma foi criada com o intuito de estimular a alimentação saudável e o consumo de produtos orgânicos e agroecológicos.

A nova versão do Mapa permite ao usuário realizar a busca de feiras por região, estado e município ou utilizar sua própria localização para identificar as mais próximas. A ferramenta também oferece filtros para identirficar diferentes tipos de feiras.

“Com essa nova versão, buscamos aprimorar a experiência dos usuários. E para que as informações se mantenham atualizadas e corretas, é importante que ocorra a participação e a colaboração de todos que utilizam o Mapa de Feiras Orgânicas”, afirma Mariana Garcia, nutricionista e pesquisadora do Idec.

O Mapa também oferece um conteúdo sobre receitas e uma biblioteca que oferece informações sobre agroecologia, produção orgânica e alimentação saudável.

Acessado em: http://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2017/09/plataforma-colaborativa-permite-encontrar-feiras-organicas-do-brasil.html

 



Metrópolis: matéria em vídeo com o uso do Responsa

8 de Dezembro de 2016, 12:11, por Rosana Kirsch - 0sem comentários ainda

Programa do dia 09 de novembro.

A matéria começa em 16min46s

Fonte: https://youtu.be/Zk5J37Pf7z0?t=16m46s