Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

EITA Empreendimento de Economia Solidária

Tela cheia Sugerir um artigo

Blog da EITA

25 de Novembro de 2013, 11:44 , por Alan Freihof Tygel - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

IDEC LANÇA NOVA VERSÃO DO MAPA DE FEIRAS ORGÂNICAS

18 de Outubro de 2017, 10:41, por Rosana Kirsch - 0sem comentários ainda

Sheila
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lança a nova versão do Mapa de Feiras Orgânicas, durante o X Congresso Brasileiro de Agroecologia, em Brasília. A ferramenta foi criada em 2012 e tem como objetivo estimular a alimentação saudável e mostrar que produtos orgânicos e agroecológicos podem ser mais acessíveis aos consumidores.
 
Com as atualizações, o usuário pode realizar a sua busca por região, estado e município, e utilizar a opção de localização para ver onde estão as feiras perto de sua referência. Além disso, também é possível filtrar as iniciativas por tipo: Feiras Orgânicas ou Agroecológicas, Grupos de Consumo Responsável e Comércios Parceiros de Orgânicos.
 
Outra novidade é que o conteúdo também foi ampliado: agora, é possível encontrar uma seção de Receitas e uma Biblioteca, que reúne diversos conteúdos sobre agroecologia, produção orgânica e alimentação saudável.
 
Para a nutricionista e pesquisadora do Idec, Mariana Garcia, o Mapa de Feiras é uma forma de criar relações mais próximas e saudáveis entre os consumidores e agricultores, estimular a economia local e não prejudicar o meio ambiente.
 
“Com essa nova versão, buscamos aprimorar a experiência dos usuários. E para que as informações se mantenham atualizadas e corretas, é importante que ocorra a participação e a colaboração de todos que utilizam o Mapa de Feiras Orgânicas”, conclui Garcia.
 
 
Link matéria: http://www.sheillamartins.com.br/2017/09/idec-lanca-nova-versao-do-mapa-de.html



Site mapeia feiras orgânicas de todo o Brasil

18 de Outubro de 2017, 10:38, por Rosana Kirsch - 0sem comentários ainda

Além das feiras, ferramenta dá dicas de receitas e livros

Por: PAULO APOLINÁRIO

Já está disponível a nova versão do Mapa de Feiras Orgânicas, criado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e lançado durante o 10º Congresso Brasileiro de Agroecologia, em Brasília. A ferramenta foi criada em 2012 e tem como objetivo estimular a alimentação saudável e mostrar que produtos orgânicos e agroecológicos podem ser mais acessíveis aos consumidores. No mapeamento, há quatro feiras orgânicas de Ribeirão Preto.

Com as atualizações, o usuário pode realizar a sua busca por região, Estado e município, e utilizar a opção de localização para ver onde estão as feiras perto de sua referência. Além disso, também é possível filtrar as iniciativas por tipo: Feiras Orgânicas ou Agroecológicas, Grupos de Consumo Responsável e Comércios Parceiros de Orgânicos. 
 
Outra novidade é que o conteúdo também foi ampliado: agora, é possível encontrar uma seção de Receitas e uma Biblioteca, que reúne diversos conteúdos sobre agroecologia, produção orgânica e alimentação saudável.

Para a nutricionista e pesquisadora do Idec, Mariana Garcia, o Mapa de Feiras é uma forma de criar relações mais próximas e saudáveis entre os consumidores e agricultores, estimular a economia local e não prejudicar o meio ambiente.

“Com essa nova versão, buscamos aprimorar a experiência dos usuários. E para que as informações se mantenham atualizadas e corretas, é importante que ocorra a participação e a colaboração de todos que utilizam o Mapa de Feiras Orgânicas”, conclui Garcia.  

Revide

Foto: Pixabay/Print do site: Mapa de Feiras Orgânicas

Segundo o site, em Ribeirão Preto existem quatro feiras orgânicas, são elas:

Feira Orgânica Produtos Orgânicos em Ribeirão Preto
R. Domingos Adilson Canesin - City Ribeirão

Feira Agroecológica do Fiusa Center
Av. Wladimir Meirelles Ferreira - Jardim Botânico

Feira Livre de Ribeirão Preto - Av. Portugal
Av. Portugal - Vila Seixas

Feira Agroecológica do MST
Final do Pedra Branca, Complexo Ribeirão Verde, - Assentamento Mario Lago

Link para matéria: https://www.revide.com.br/noticias/gastronomia/site-mapeia-feiras-organicas-de-todo-o-brasil-09/

 



Plataforma virtual localiza feiras orgânicas mais próximas do consumidor

18 de Outubro de 2017, 10:37, por Rosana Kirsch - 0sem comentários ainda

Mapa desenvolvido pelo Idec ajuda quem está à procura de alimento saudável com preço acessível; pontos são identificados a partir de geolocalização

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumir (Idec) aprimorou seu portal e o aplicativo Mapa de Feiras Orgânicas para ajudar quem está em busca de alimento saudável com preço acessível. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é um dos parceiros do instituto na iniciativa. 

O lançamento da nova versão do site ocorreu na tarde desta quarta-feira (13/09/17), na tenda Alimentação Saudável do X Congresso Brasileiro de Agroecologia. O evento segue até sexta-feira (15), em Brasília.

São quase 650 pontos de comercialização de orgânicos e agroecológicos cadastrados em todo o País. O novo site oferece melhores escolhas alimentares e encurta o caminho entre o agricultor familiar e o consumidor.

Todos os pontos espalhados pelo Brasil são identificados com a ajuda da geolocalização no site, que é colaborativo. É possível, ainda, traçar rotas para chegar ao local escolhido.

O encontro

A tenda Alimentação Saudável é organizada pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), coordenada pelo MDS. No espaço, são promovidos painéis, oficinas e rodas de conversa.

Para acessar o mapa, clique aqui

Link da matéria: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2017/09/plataforma-virtual-localiza-feiras-organicas-mais-proximas-do-consumidor



Grande São Paulo tem mais de 50 feiras com produtos orgânicos

18 de Outubro de 2017, 10:35, por Rosana Kirsch - 0sem comentários ainda

Aplicativo colaborativo do Idec mapeia estabelecimentos em todo Brasil

por Redação Paladar

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lançou versão atualizada e turbinada de seu aplicativo que mapeia lojas de produtos orgânicos em todo Brasil. O app, que foi lançado originalmente em 2012, ganhou novas funcionalidades como filtros de região, estado e município, além do localizador de estabelecimentos próximos. 

Também foram criadas outras duas funcionalidades: um caderno de receitas e uma biblioteca com temáticas de agroecologia, produção orgânica e alimentação saudável. Em São Paulo, e no resto do Brasil, é possível encontrar dezenas de espaços divididos em três categorias: Feiras Orgânicas ou Agroecológicas, Grupos de Consumo Responsável e Comércios Parceiros de Orgânicos.

Por ser colaborativa, a iniciativa permite que qualquer usuário acrescente um posto de venda no sistema. O aplicativo é compatível com Apple Store e Google Play, mas também pode ser acessado no computador pelo site feirasorganicas.org.br. 

 

Link da matéria: http://paladar.estadao.com.br/noticias/comida,grande-sao-paulo-tem-mais-de-50-feiras-com-produtos-organicos,70001996875



Plataforma do Idec localiza as feiras orgânicas mais próximas da sua casa

18 de Outubro de 2017, 10:21, por Rosana Kirsch - 0sem comentários ainda

Site já cadastrou quase 650 pontos de comercialização de orgânicos e agroecológicos em todo o país

 

  Mds

Fotos: Rafael Zart/MDS

Brasília – Você sabe encontrar a feira orgânica mais próxima da sua casa? Para ajudar as pessoas que estão em busca de um alimento saudável com um preço mais acessível , o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumir (Idec) aprimorou o site e o aplicativo Mapa de Feiras Orgânicas. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é um dos parceiros do instituto na iniciativa. 

O lançamento da nova versão do site ocorreu na tarde desta quarta-feira (13) na tenda Alimentação Saudável. O espaço, organizado pelo MDS e parceiros, integra a programação do X Congresso Brasileiro de Agroecologia, que vai até sexta-feira (15) na capital federal.

O novo site oferece melhores escolhas alimentares e encurta o caminho entre o agricultor familiar e o consumidor. São quase 650 pontos de comercialização de orgânicos e agroecológicos cadastrados em todo o país. Todos são identificados com a ajuda da geolocalização. É possível, por exemplo, traçar rotas para chegar ao local escolhido.

“O site  ficou melhor para quem acessa do celular ou do tablet. A gente também ampliou os conteúdos. Agora temos uma aba com receitas de produtos das feiras orgânicas e também conteúdo como cartilhas, documentos e legislações sobre produtos orgânicos e alimentação saudável na nossa aba de biblioteca”, explicou a pesquisadora em alimentos do Idec, Mariana Garcia. 

A pesquisadora destaca que o site é colaborativo – quanto mais as pessoas participarem melhor e mais abrangência terá a ferramenta.

 A zootecnista Cellyneude Fernandes, 36 anos, ainda não conhecia o Mapa de Feiras Orgânicas. Ela está participando das atividades na tenda Alimentação Saudável para ajudar o filho Pedro, de 7 anos, nos trabalhos da feira de ciências da escola dele. Para Cellyneude, o aplicativo é uma ótima ideia para quem está  buscando uma alimentação mais saudável e de qualidade.

“Chegando aqui vi o quanto a gente precisa avançar na questão da alimentação saudável. Na oficina, a gente teve a possibilidade de conhecer o funcionamento do site e ver que podemos colaborar. A gente tem muita receita para compartilhar”.

Acessado em: http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2017/setembro/plataforma-do-idec-localiza-as-feiras-organicas-mais-proximas-da-sua-casa