Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

EITA Empreendimento de Economia Solidária

Voltar a Blog da EITA
Tela cheia Sugerir um artigo

Responsa: Novo aplicativo ajuda a encontrar iniciativas de consumo sustentável

8 de Dezembro de 2016, 12:06 , por Rosana Kirsch - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 153 vezes

Fonte: http://www.metropoles.com/gastronomia/comer/aplicativo-responsa-ajuda-a-encontrar-iniciativas-de-consumo-sustentavel

Laura Quariguazy

LAURA QUARIGUAZY

Disponível só para Android, por enquanto, o Responsa compila dados sobre restaurantes naturais, feirinhas orgânicas e hortas comunitárias, por exemplo

Um grande obstáculo para o crescimento do mercado orgânico e sustentável no Brasil é a falta de integração e de publicidade. Muitas pessoas têm dificuldade de mudar seus hábitos de consumo por não conhecer feiras orgânicas, restaurantes naturais ou hortas comunitárias próximas de sua residência.

Essa realidade começa a mudar com iniciativas como a do recém-lançado aplicativo de celular Responsa. Disponível apenas para Android, por enquanto, o app compila várias bases de dados em único mapa com iniciativas de consumo responsável por todo o país.

Com ele, é possível localizar lojas e feiras da economia solidária e do comércio justo; grupos de produtores da economia solidária; grupos de consumo responsável; experiências de educação alimentar e nutricional; experiências e pesquisas em agroecologia; hortas comunitárias e restaurantes que utilizam ingredientes orgânicos em seus cardápios

Queremos que qualquer pessoa possa encontrar, perto de sua casa, escritório, ou até durante uma viagem, um restaurante que utilize ingredientes orgânicos, uma feira ou uma loja na qual possa encontrar produtos agroecológicos"
Juliana Gonçalves, coordenadora de projetos do Instituto Kairós

Criado e desenvolvido em parceria entre o Instituto Kairós e a Cooperativa EITA, o Responsa utiliza os serviços de localização não apenas para mostrar dados, mas também para que os usuários marquem encontros e indiquem novos pontos que ainda não estejam mapeados.

Nas buscas, há filtros por tipo de local (restaurante, feira, etc) ou município. Com o GPS ligado, o aplicativo ainda alerta ao usuário sobre iniciativas de consumo responsável mais próximas de onde ele estiver.

O Responsa possui ainda um espaço em que as pessoas podem compartilhar com outros usuários do aplicativo suas dúvidas e dicas sobre como consumir de maneira responsável. Nele, é possível trocar receitas para limpeza ecológica, formas de cozinhar com menos desperdício, dicas para economizar água ao fazer faxina ou para substituir refrigerante por sucos naturais para os filhos, entre outras possibilidades.

Responsa
Gratuito, apenas para Android na Play Store.

 


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar