Mais saúde e sabor: conheça 33 feiras orgânicas do Distrito Federal

Os endereços vão de Planaltina a Taguatinga e podem oferecer uma alternativa mais barata e nutritiva para a alimentação

Por: LAURA QUARIGUAZY

A busca por uma alimentação mais saudável e ecologicamente correta cresce a cada dia. Brasília conta com mercados orgânicos, restaurantes focados em produtos sem agrotóxicos e outras iniciativas “naturebas”. Pioneira nesse setor, as feiras oferecem alimentos produzidos de forma natural e viraram queridinhas da gastronomia. O Metrópoles divulga 33 estabelecimentos do gênero espalhados pelo Distrito Federal.

O Idec criou uma nova versão de seu Mapa de Feiras Orgânicas. Segundo o levantamento, o DF oferece 33 feiras focadas em produtos sem agrotóxicos. A plataforma é colaborativa e montada a partir de sugestões do público. Estão assinalados os locais dos estabelecimentos, horários que funcionam e quais produtos são vendidos.

A nutricionista e pesquisadora do Idec, Mariana Garcia, completa. Para ela, o Mapa de Feiras é uma forma de estimular a economia local. “Com essa nova versão, buscamos aprimorar a experiência dos usuários. E para que as informações se mantenham atualizadas e corretas, é importante que ocorra a participação e a colaboração de todos”, conclui.

Lilian Miranda, nutricionista funcional do restaurante DuoO, revela que os valores dos orgânicos nas feiras são muito mais em conta:

O orgânico não tem preços baratos porque falta incentivo. Grandes produtores não vão fazer orgânicos. Quem se dedica a isso são os pequenos produtores, e eles precisam de mais respaldo do Estado para formalizar a produção. Mas a dica para o consumidor é procurar mais essas feiras, porque quanto mais a gente compra, mais o preço cai, os custos de produção caem também.” Para que muitas feiras, que só ocorrem um dia na semana, sejam realizadas com mais frequência, é necessário haver demanda.

Lilian Miranda, nutricionista

Benefícios
De acordo com Lilian Miranda, os alimentos trazem somente benefícios. “Os alimentos livres de agrotóxicos são bons por vários motivos. Eles são mais nutritivos para o corpo, porque são plantados em solos sem contaminação química, mais ricos e vivos. Além disso, é comprovado que esses vegetais têm mais antioxidantes. Para o corpo de quem consome, é uma maravilha”, argumenta.

Os ganhos com esses alimentos extrapolam a saúde imediata. O planeta também se dá bem. Sem a contaminação química dos agrotóxicos, o ar, a água, a terra e até os animais sofrem menos degradação.

Link da matéria: https://www.metropoles.com/gastronomia/mao-na-massa/confira-roteiro-com-as-33-feiras-organicas-do-distrito-federal

Deixe um comentário