Inscreva-se: Oficina de Dados Abertos e Movimentos Sociais – Nova Data

 

A Cooperativa EITA, o Núcleo de Solidariedade Técnica – SOLTEC/UFRJ e o Programa de Pós-Graduação em Informática da UFRJ, em parceira com a Universidade da Cidadania, e com apoio do Pontão de Cultura da ECo, oferecem a oficina “Uso e Publicação de Dados Abertos para Movimentos Sociais”.

A oficina ocorre nos dias 24 e 25 de maio, 7 e 8 de junho, entre 9h00 e 18h00. O local é o Pontão de Cultura da ECo, que fica no Campus Praia Vermelha da UFRJ.

O objetivo do curso é iniciar a formação de militantes de movimentos sociais e cidadãs/ãos engajadas/os no uso de dados abertos disponíveis na internet e na publicação dos dados produzidos pelo movimentos sociais. Serão abordados conceitos teóricos sobre dados abertos, formatos de dados, lei de acesso à informação, e as diversas fontes de dados oficiais e também aquelas vindas dos próprios movimentos sociais.

As inscrições estão abertas até o dia 19 de maio, e o limite para esta edição é de 10 vagas. No dia 20, será divulgada a lista dos inscritos.

O curso faz parte da pesquisa de doutorado do aluno Alan Tygel, do PPGI/UFRJ, sobre uso e publicação de dados abertos por movimentos sociais. Alan também é membro da Cooperativa EITA, que desenvolve Tecnologias de Informação para Movimentos Sociais.

Inscrições aqui

Veja mais informações

Deixe um comentário