EITA realiza Oficinas presenciais sobre o Cirandas.net em São Paulo e em Minas Gerais

Ocorreu no último sábado (22) a oficina Cirandas.net no Centro Público Osasco – SP e em Juiz de Fora – MG. Em ambas oficinas foi possível perceber uma caminhada semelhante com relação aos desafios e avanços dos participantes para sua inclusão digital.

Aos poucos os participantes, em cada cidade, foram conhecendo o ambiente do site, aprendendo a cadastrar produtos e a editar as páginas dos empreendimentos no Cirandas. Mesmo os integrantes que ainda não tinham familiaridade com o computador puderam ter apoio em grupo, criar um e-mail e dar passos fundamentais para sua inclusão digital. Nas palavras de André, da coopertativa Eita, “é muito mais difícil dominar uma máquina de costura ou uma talhadeira, é que a gente não acredita ser assim”.

Após ambas as oficina foi reforçada a necessidade dos participantes seguirem no uso das páginas para que as funcionalidades mínimas sejam utilizadas, e no caso de Osasco, o Centro Público segue parceiro para este apoio. Além disso, foi percebido o desafio de ter oficinas permanentes para apropriação do Cirandas, e nisso os formadores/as cirandeiros tem um papel importante, bem como o apoio de pessoas mais jovens e com proximidade junto aos grupos.

Em Osasco, a oficina foi moderada por André, da Cooperativa Eita e Marcelo, formador Cirandas, com apoio do Centro Público. Participaram integrantes de 12 empreendimentos solidários de diversas atividades econômicas do município. Já em Juiz de Fora, a oficina foi moderada por Fernanda Nagem, da Cooperativa Eita. Participaram integrantes de 14 empreendimentos de diversas atividades econômicas de cinco municipios da Zona da Mata, além de dois gestores públicos, um integrante do Fórum População de Rua e três membros da ITCP-UFV. Em ambas oficinas houve apoio do Projeto Unisinos-Senaes.

Deixe um comentário