App mapeia feiras, restaurantes e lojas de produtos orgânicos

Fonte: https://comidadesampablog.wordpress.com/2016/10/17/aplicativo-mapeia-restaurantes-feiras-e-lojas-de-produtos-organicos/

responsa-aplicativo

O Instituto Kairós e a Cooperativa Eita lançaram neste mês de outubro o Responsa, aplicativo que reúne em um só mapa restaurantes que usam ingredientes orgânicos, feiras de produtos justos, orgânicos e veganos, hortas comunitárias, grupos de consumo responsável e outras experiências de agroecologia e economia solidária. Gratuito, disponível apenas para celulares Android, o aplicativo permite que consumidores e produtores encontrem produtos, serviços e experiências educativas pelo GPS, marquem encontros e indiquem novos pontos que ainda não estejam mapeados.

Segundo os desenvolvedores, com interface amigável, o Responsa funciona em todo o Brasil. Permite filtro por tipo de local (restaurante, feira etc.) ou município e unifica um extenso banco de dados que inclui mais de 3 mil iniciativas em todo o País. Os desenvolvedores garantem que, com o GPS ligado, o aplicativo ainda alerta ao usuário sobre iniciativas de consumo responsável mais próximas de onde estiver.

“Queremos que qualquer pessoa possa encontrar, perto de sua casa, escritório, ou até durante uma viagem, um restaurante que utilize ingredientes orgânicos, uma feira ou uma loja na qual possa encontrar produtos agroecológicos”, explica Juliana Gonçalves, coordenadora de projetos do Instituto Kairós. Daniel Tygel, integrante da Eita, cooperativa responsável pelo desenvolvimento do Responsa, conta que o aplicativo levou mais de um ano para ser desenvolvido. “Aliamos o melhor das tecnologias digitais e design com o refinamento e cruzamento de dados de diferentes fontes”, afirma.

 

Deixe um comentário